top of page

Programação Cultural

EXPOSIÇÃO:

​

REMANESCENTES QUILOMBOLAS: NEGRAS SOB OLHARES EM DIVERGÊNCIA COM O “APARTHEID” ESTÉTICO-MIDIÁTICO

Resumo: A presente exposição tem por objetivo apresentar/expor as primeiras incursões – por meio da fotografia – nas comunidades quilombolas de Pepital em Alcântara, MA e Liberdade, em São Luís. Para esta exposição serão exibidas fotos da comunidade quilombola de Alcântara, realizadas através de visitas in loco feitas em 2017 e 2018. O objetivo é ressaltar a representatividade da mulher negra por meio da fotografia como um mecanismo de valorização da representatividade, da estética e da auto-estima da mulher negra remanescente de quilombo, posto que quase sempre estes são elementos negados ao negro pela grande mídia. A exposição faz parte das ações do Projeto Remanescentes Quilombolas: Negras Sob Olhares Em Divergência Com O “Apartheid” Estético-Midiático, que conta com financiamento da FAPEMA, através do Edital 006/2016 Igualdade Racial e o apoio do PGCULT – UFMA e DEFIL-UFMA.

​

Palavras-Chave: Mulher Negra. Fotografia. Quilombo. Mídia

​

Órgão financiador da exposição: FAPEMA

 

Integrantes: Profa. Ms Maria do Socorro Gonçalves da Costa (Coordenadora), Alana Amanacio Sousa (Bolsista); Gilza de Fátima Santiago Nascimento, Aurélio Mateus Pereira Bastos, Guilherme da Silva Torres (Bolsistas voluntários).

 

Equipe de execução: Profa. Ms. Maria do Socorro Gonçalves da Costa; Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha; Profa. Dra. Régia Agostinho da Silva; Profa. Ms. Maria da Guia Viana; Prof. Carlos Eduardo Cordeiro; Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite; Líderes de comunidades e das associações das agrovilas quilombolas;

 

Quando: 11/04/2018

Horário: 17 horas.

Local: Auditório Setorial do CCH

bottom of page